segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Automação é a utilização de sistemas de controle

Automação é a utilização de sistemas de controle (controle numérico, lógico programável, e sistemas de controlo industrial) em conjunto com outras aplicações da tecnologia da informação (como as tecnologias [CAD, CAM, CAx]), para controlar máquinas e processos industriais, reduzindo a necessidade de intervenção humana.
No âmbito da industria, a automação é um passo além da mecanização. Considerando que a mecanização, necessita de operadores humanos com máquinas para auxiliá-los nas exigências do trabalho muscular, a automação reduz a necessidade de requisitos humanos de maneira sensorial e também mental. Processos e sistemas também pode ser automatizado.
A Automação desempenha um papel cada vez mais importante na economia mundial e na experiência diária. Os engenheiros se esforçam para combinar dispositivos automatizados com outras ferramentas, para criarm sistemas complexos para uma enorme quantidade de aplicações e atividades humanas.

Mas em inúmeras tarefas o papel do ser humanos é fundamental, mesmo em processos industriais que atualmente se encontram dentro do escopo da automação. O homem possui um nível de reconhecimento de padrões, reconhecimento de idioma, linguagem e capacidade de produção que está muito além de capacidades mecânicas mesmo dos modernos sistemas de computadores.
Tarefas que requerem avaliação subjetiva ou síntese de dados complexos, sensoriais, tais como aromas e sons, bem como tarefas de alto nível, tais como planejamento estratégico, atualmente exigem conhecimentos humanos. Em muitos casos, o uso de seres humanos é mais rentável do que as abordagens mecânicas, mesmo que a automação de tarefas industriais sejapossível.

Automação comercial, residencial e industrial

A automação esta tomando conta de todos ambientes cada vez mais rapidamente. Desde a abertura da porta de casa usando apenas a digital ou até mesmo programar tarefas usando um celular. A Automação Lab tem a intenção informar sobre as novidades que ocorrem no setor de Automação comercial, residencial e industrial.